
Obesidade
A obesidade é caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal no indivíduo. Para o diagnóstico em adultos, o parâmetro utilizado mais comumente é o do índice de massa corporal (IMC).
O IMC é calculado dividindo-se o peso do paciente pela sua altura elevada ao quadrado. É o padrão utilizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que identifica o peso normal quando o resultado do cálculo do IMC está entre 18,5 e 24,9. Para ser considerado obeso, o IMC deve estar acima de 30.
​
A obesidade é fator de risco para uma série de doenças. O obeso tem mais propensão a desenvolver problemas como hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, entre outras.
​
São muitas as causas da obesidade. O excesso de peso pode estar ligado ao patrimônio genético da pessoa, a maus hábitos alimentares ou, por exemplo, a disfunções endócrinas. Por isso, na hora de emagrecer, procure um especialista.
​

Bioimpedância
​
O que é?
A bioimpedância elétrica é um exame destinado à avaliação da composição corporal, estimando a massa magra, gordura corporal, água corporal total, entre outros dados que proporcionam informações mais precisas sobre o estado nutricional do paciente.
Qual a indicação?
O exame pode ser realizado nas consultas de avaliação e acompanhamento nutricional ou em pacientes que tenham encaminhamento médico ou de nutricionista para realizar somente o exame.
MAP = MOVIMENTO + ALIMENTO + PENSAMENTO
Método idealizado por Dr. Pedro Schestatsky, neurologista , para tratamento de doenças crônicas , na prevenção de Obesidade e Doenças Mentais :
Movimento inclui : caminhadas, força , equilíbrio e flexibilidade ;
​
Alimento : dieta mediterrânea, saladas coloridas (prébióticos), fermentados ( próbióticos), Jejum intermitente, Low Carb
​
Pensamento: equilíbrio do sono e estresse , desconexão digital , relacionamentos, pensamentos e meditação.
​
​



